Ligares no Facebook

imagens imagens

sexta-feira, março 26, 2010

Quinta de Santiago

A Quinta de Santiago fica ao lado da ribeira e pertence ao termo de Ligares. Neste lugar existiu uma antiga capela do Apóstolo,
entretanto desaparecida, cuja imagem está hoje guardada na igreja paroquial de Ligares


Observação: Neste excerto de um livro espanhol (Los vettones) fala da tal capela de santiago e num touro que está no museu de Abade baçal de Bragança, penso que se refere a um Quadrúpede de granito encontrado em Ligares por Artur de Almeida Guerra, o Abade baçal fala num "touro sem cabeça", como é referido aqui. Pode ler esse comentário neste blog. Será que foi encontrado no lugar onde existia a capela? Penso que sim!

Nota informativa: O Museu do Abade de Baçal está instalado desde 1915 no edifício do antigo Paço Espicopal. Construído no séc. XVIII, era a residência oficial dos bispos durante metade do ano, uma vez que a diocese era partilhada entre Miranda do Douro e Bragança. O nome faz justa homenagem ao Padre Francisco Manuel Alves (1865-1948), Abade de Baçal, homem erudito com gosto pela investigação histórica e artística da região, que muito contribuiu para a concepção e construção deste museu.


Blogue Ligares memória




Sem comentários:

Enviar um comentário