Ligares no Facebook

imagens imagens

Ligares em 1706/1712


Corografia portuguesa, e descripçam topográfica do famoso reyno de Portugal:
António Carvalho da Costa
Publicado em 1706/1712
Pode ler este texto em Google Book também encontrara sobre Poiares, Freixo de Espada à Cinta, Maçores etc.     












Encontrei neste livro um pequeno texto sobre Ligares que na altura tinha o nome de iligares

Texto original:





Texto traduzido por mim: 
"Ligares tem duzentos e cinquenta visinhos (habitantes), Abbadia da Mitra Primaz, que rende setenta mil reis, de mais da Igreja Parochial tem sete capelas e cinco fontes: recolhe muito pão, pouco vinho e Azeite, alguns figos e amêmdoas, muita caça miuda, porcos montezes, muito mel, cera e muitos rebanhos de ovelhas, de cabras: É lugar temperado."





Nota:(Abbadia da Mitra Primaz) Não consegui traduzir. Abadia deve ser Igreja e enquanto Mitra é nome de um Deus, diocese e cobertura de edifícios, também a mitra usada pelo bispo simboliza um capacete de defesa que deve tornar o prelado terrível aos adversários da verdade. Lembra a descida do Espírito Santo descido as cabeças dos Apóstolos, de quem os bispos são legítimos sucessores. Por isso, apenas aos bispos, salvo por especial delegação, cabe a imposição do Espírito Santo no sacramento do Crisma ou Confirmação . Primáz 
é principal


OBSERVAÇÕES: Ao ler sobre a nossa região neste livro, descobri ainda mais sobre Ligares. Na parte onde fala de Freixo de Espada à Cinta, pode ler-se o seguinte:












isto poderá leva-me a pensar que os duzentos e cinquenta habitantes de Ligares não moravam todos na aldeia e sim, espalhados pela freguesia de Ligares ou seja, uma casa aqui, outra além. Porque "trazentos & fetenta em huma fó freguefia" cria a ideia de serem muitos, mas Ligares tinha duzentos e cinquenta, que só podiam estar dispersos. 


Ler sobre Freixo, também me dou mais informação sobre a agua de Ligares. Diz uma parte do texto:












a água em Ligares era boa, pelos menos não era má ao ponto de ser descrita, como em Freixo. A água tinha alguma qualidade. Mas ainda podemos saber mais de Ligares.


A fruta também não era má pelo que se lê na parte de Poiares:












a palavra "qualidade" descreve que era um bom produto. Embora não possamos saber se a qualidade era muita, porque aqui a palavra qualidade é usada para dizer que a fruta de Poiares era a mesma de Ligares e da mesma qualidade. Uma observação que é feita no texto, é que Ligares era um lugar temperado É também de notar que Ligares sempre foi uma aldeia com muitos habitantes, já na altura, tinha mais habitantes que as outras aldeias próximas. Mesmo Urros que com mais fama, tinha menos.Em 1757 tinha 220 casas; 210 casas em 1840, 338 em 1970.

Por fim, uma nota sobre a religião. Já que no texto de Ligares não fala no culto a Santa Barbara, mas no texto de algumas aldeia é referido o lado religioso, como em Fornos, Mazouco e algumas já com muita fama como o Santo Opelinario em Urros. Isso quer dizer quem em Ligares ainda não havia o culto a Santa Barbara? Talvez sim ou não, podia não ter tanta expressão como nas outras aldeias.