Ligares no Facebook

imagens imagens

Centro Social Monsenhor Martins





É uma instituição que abriu há 26 anos na freguesia de Ligares.
Tudo começou quando o Sr. Monsenhor Júlio Martins imigrou para a América. Quando se deslocava de férias a Ligares ficava comovido com o modo de vida que a população de Ligares tinha. Numa das suas deslocações trouxe um chapéu a cada agricultor, para os proteger do sol no Verão, esse é o motivo pelo qual na sua estátua em frente ao Centro, ele se encontra com um chapéu. Nas outras deslocações que foi fazendo durante a sua estadia na América, ofereceu um terreno e deu donativos a uma instituição de freiras (Irmãs Reparadoras de Jesus Sacramentado) para darem continuidade a uma obra de solidariedade social que albergasse os idosos 24h por dia e onde as crianças estivessem durante o dia para os pais poderem ir trabalhar. As Irmãs deslocaram – se para a aldeia onde vivem há 26 anos e prosseguiram um grande trabalho. As obras foram crescendo, os idosos são cada vez mais e as crianças deslocam-se para lá desde as 8h da manha até as 16h30. A Irmã Rosalina (directora há 26 anos) com a ajuda dos sobrinhos do Sr. Monsenhor ergueu a melhor, a maior instituição de solidariedade social em Ligares. Os idosos da freguesia que ainda se conseguem deslocar a pé e necessitam da alimentação e roupa tratada, vão todos os dias almoçar e jantar á instituição. O resto dos idosos que necessitam estão permanentemente na instituição. No lar de idosos não estão só pessoas da aldeia, mas sim idosos de toda esta região.
Em relação as crianças dos 0 aos 5 anos de idade frequentam a creche durante 11 meses por ano (só fecha durante o mês de Agosto), onde almoçam, lancham, brincam e aprendem sem os pais terem que pagar nada. Não há disto no nosso Portugal. Em relação as crianças em idade escolar frequentam a creche durante as férias durante os dias todos. Antes de fechar a escola primária em Ligares, as crianças que andavam na escola primária deslocavam-se para a creche a hora de almoço, onde almoçavam e no final da escola, onde lanchavam e faziam os trabalhos de casa com o apoio das educadoras. Volto a repetir, estas crianças também não pagam nada.
Outra mais valia que tem esta instituição é o de dar emprego a muitas mulheres e a duas educadoras que detêm neste momento.

Texto: Daniela Bento







Ano de Fundação: 1982

Nº de Membros:
5 Irmãs professas

Actividades:
Lar de Idosos
- Centro de Dia
- Serviço de Apoio Domiciliário
- Jardim de Infância
- ATL
- Pastoral

Contacto:
Centro Social Monsenhor Júlio Martins
Ligares
5180-301 FREIXO DE ESPADA À CINTA
Telef. + 351 279 668 011
Fax: + 351 279 668 013

informação: http://www.sfrjs.org